- Themicera

- 12 de jan. de 2024
- 4 min de leitura
Ter um CNPJ não garante a proteção da sua marca. Ao contrário do que algumas pessoas pensam, a única forma de proteger por completo a sua marca é por meio do registro junto ao INPI.
É dono da marca quem primeiro efetua o seu registro. Isso significa que, se outra pessoa realizar o registro de uma marca idêntica à sua, o direito de uso é dele, e por consequência, você pode perder a identidade que tanto trabalhou para construir.
Já imaginou perder todo o tempo, identidade, e principalmente, investimento que você fez com marketing, divulgação, propaganda e anúncios, simplesmente por não ter efetuado o registro primeiro?
Este não é o único problema, ainda existe outro: você pode estar usando uma marca que já foi registrada por outra pessoa. E sabe quais as implicações práticas disto? Você pode ser processado, e obrigado a pagar multas pelo uso indevido da marca de terceiros, além de perder o direito de uso.
Nós da Themicera trabalhamos para confirmar a viabilidade da sua marca e efetuar o efetivo registro que trará a proteção que a sua marca e que você merecem.
Fale com nossos especialistas e garanta o R na sua marca.

Passo a passo para registrar a sua marca
Bom, vamos começar do início. A partir do momento em que você quer registrar uma marca, o primeiro passo é escolher um nome para ela. É o que chamamos de marca nominativa. Você também pode escolher um logotipo descritivo, para representa-la. É interessante que o registro da marca nominativa (nome) e descritiva sejam feitas juntas, assim você economiza nas taxas.
Uma alternativa interessante, caso não esteja seguro com esse primeiro passo, é contar com um profissional de comunicação para te auxiliar na construção de sua identidade. Lembre-se de que a sua marca deve passar por um processo de construção, para que represente bem seu produto ou serviço.
Na sequência, e certamente um dos pontos mais importantes em todo o processo, é pesquisar a viabilidade do nome escolhido. Nessa pesquisa, nossos profissionais verificarão se o nome escolhido é viável, dentro das classificações do INPI. Se for executável, seguiremos para o próximo passo, não sendo, você pode contar com a gente para a criação de um novo.
Feito isto, iniciaremos o processo de registro. Você nos enviará a documentação solicitada e nós enviaremos a você uma taxa, que você mesmo irá pagar e nos enviar o comprovante. Isso garante maior transparência no processo.
Peticionaremos ao INPI descrevendo sua marca, demonstrando o relativo ineditismo e as ausências de impedimento. Um profissional da área jurídica auxilia para que você não tenha problemas com o seguimento do processo.
Feito isto, o INPI recebe o pedido, analisa e publica a intenção de registro. Abre-se um prazo de 60 dias, para eventuais oposições de pessoas interessadas na marca. Mais uma vez necessária a atuação do profissional da área jurídica, para o seguimento do processo.
Finalizado o prazo, agora é acompanhar. Ao final é expedida nova DAE para um novo pagamento. Anexamos o comprovante e o IPNI concede o registro, para você utilizar comercialmente a sua marca.
A importância de registrar o seu desenho industrial
O Desenho Industrial é o design do seu produto, ou seja, a aparência da sua criação. Para ser definido como um desenho industrial, ele precisa ser inovador, original e deve ter aplicação industrial.
Registrar o desenho industrial é essencial para a proteção da propriedade intelectual, já que é a única forma de evitar que outras pessoas produzam, usem, importem ou coloquem à venda sua criação. Como consequência de não registrar sua criação, qualquer um poderá utilizá-lo e obter proveitos econômicos.
O visual de um produto é um aspecto determinante para o seu sucesso. É assim que os consumidores são atraídos, pela aparência (e também por um bom trabalho de identidade visual). Um design novo e bem-sucedido tem valor econômico, e por isso sua criação precisa ser protegida para garantir seu destaque no mercado. Assim como a marca, é necessário proteger as suas outras criações (desenhos industriais), que fazem parte da identidade da empresa.
Nós da Themicera podemos te ajudar com isto. Conte com a gente no sucesso do seu negócio.
Você sabe o que é licenciamento de marcas e como utilizar isso no seu negócio?
O licenciamento de marcas é um grande passo para uma empresa crescer e ganhar ainda mais notoriedade no mercado. Ele é usado em muitos setores e se utilizar desta estratégia pode ser um bom negócio.
Sabe por que? Porque é um processo vantajoso tanto para a empresa titular da marca, que vai faturar com royalties, como para quem utiliza a marca licenciada, agregando valor ao produto.
Despertamos seu interesse pelo assunto? Então te explicamos mais um pouco.
O licenciamento de marcas é uma concessão de uso de uma determinada marca ou personagem protegido por direitos autoriais, para que outra empresa tenha a liberdade de explorá-la comercialmente em um serviço ou produto.
De forma resumida, o licenciamento é a autorização para que o licenciado use a marca ou direito autoral registrado por outra empresa, no caso, o licenciador. É como se fosse um “aluguel” da marca.
Quer saber mais sobre este ou outros assuntos? Entre em contato com a gente, temos um time de especialistas no assunto.
